sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Relatório contextualiza práticas das(os) psicólogas(os) no Sistema Penitenciário

Resultado de dois anos de trabalho, o “Relatório das práticas das(os) psicólogas(os) no sistema penitenciário de Mato Grosso: Interfaces com a Saúde e a Justiça” foi apresentado dia 24 de novembro, no  I Encontro de Profissionais da Psicologia Jurídica do Estado de Mato Grosso, realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento, promovido pela Comissão de Psicologia Jurídica do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), promoveu uma ampla reflexão sobre questões éticas e profissionais envolvidas na atuação das(os) psicólogas(os) dentro do campo jurídico.

O relatório apresentou um documento construído pelo Grupo de Trabalho de psicólogas(os) do Sistema Prisional na Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT. O GT teve como objetivos contextualizar o trabalho das(os) profissionais atuantes neste âmbito e servir de orientação para o entendimento das práticas que envolvem o fazer da Psicologia com a população privada de liberdade. Um trabalho realizado ao longo de dois anos, com apoio e incentivo do diretor de Saúde do Sistema Prisional, Hozano José Delgado, e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Marisa Helena Alves.

O Relatório será entregue à Plenária do CRP18-MT e também à diretoria de Saúde do Sistema Prisional da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para que possa servir de instrumento norteador às(aos) novas(os) profissionais do Sistema Prisional e ao Sistema de Justiça.

Componentes

O Grupo de Trabalho foi composto pelas(os) seguintes psicólogas(os): Olga Santana (coordenadora da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT e Diretoria de Saúde) Caroline Piloni (responsável técnica da equipe da EAP), Thayla Souza (EAP), Luciano Almeida Silva (Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT), Rejane Crestani (Centro de Ressocialização de Cuiabá), Mara Tondin (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Lidiane Lannes (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Sheila Bussolini  (Unidade II CIAPS AB anexa a PCE) Rafael Madalozzo (Audiência de Custódia de Cuiabá), Rejiane Dudek (Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso).

A capa do documento foi feita pela artista plástica Cida Silva.



Outras Notícias

19/02/2018 CRP-18MT abre seleção para mediador independente Inscrições devem ser feitas de 26 de fevereiro a 2 de março [leia +]
09/02/2018 CRP envia boleto de anuidade com desconto por e-mail Pagamento até dia 28/02 tem desconto de 5% [leia +]