sexta-feira, 1 de dezembro de 2017
Relatório contextualiza práticas das(os) psicólogas(os) no Sistema Penitenciário

Resultado de dois anos de trabalho, o “Relatório das práticas das(os) psicólogas(os) no sistema penitenciário de Mato Grosso: Interfaces com a Saúde e a Justiça” foi apresentado dia 24 de novembro, no  I Encontro de Profissionais da Psicologia Jurídica do Estado de Mato Grosso, realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag). O evento, promovido pela Comissão de Psicologia Jurídica do Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP18-MT), promoveu uma ampla reflexão sobre questões éticas e profissionais envolvidas na atuação das(os) psicólogas(os) dentro do campo jurídico.

O relatório apresentou um documento construído pelo Grupo de Trabalho de psicólogas(os) do Sistema Prisional na Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT. O GT teve como objetivos contextualizar o trabalho das(os) profissionais atuantes neste âmbito e servir de orientação para o entendimento das práticas que envolvem o fazer da Psicologia com a população privada de liberdade. Um trabalho realizado ao longo de dois anos, com apoio e incentivo do diretor de Saúde do Sistema Prisional, Hozano José Delgado, e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP) Marisa Helena Alves.

O Relatório será entregue à Plenária do CRP18-MT e também à diretoria de Saúde do Sistema Prisional da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) para que possa servir de instrumento norteador às(aos) novas(os) profissionais do Sistema Prisional e ao Sistema de Justiça.

Componentes

O Grupo de Trabalho foi composto pelas(os) seguintes psicólogas(os): Olga Santana (coordenadora da Comissão de Psicologia Jurídica do CRP18-MT e Diretoria de Saúde) Caroline Piloni (responsável técnica da equipe da EAP), Thayla Souza (EAP), Luciano Almeida Silva (Centro de Ressocialização de Cuiabá-MT), Rejane Crestani (Centro de Ressocialização de Cuiabá), Mara Tondin (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Lidiane Lannes (Centro de Ressocialização de Várzea Grande), Sheila Bussolini  (Unidade II CIAPS AB anexa a PCE) Rafael Madalozzo (Audiência de Custódia de Cuiabá), Rejiane Dudek (Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso).

A capa do documento foi feita pela artista plástica Cida Silva.



Outras Notícias

23/05/2018 Feriado Corpus Christi O Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18ª Região) comunica ao público que em razão do feriado nacional de Corpus Christi, não haverá expediente no dia 31 de maio (quinta-feira) e no dia 1º de junho (sexta-feira). [leia +]